Inspiradora, palestra com Marcos Pontes aborda superação, planejamento e liderança

O astronauta Marcos Pontes foi uma das atrações da Conferência do Encanto e da Magia. Sua apresentação trouxe sua trajetória única — desde a infância simples em Bauru até se tornar o primeiro brasileiro a ir ao espaço — com ensinamentos aplicáveis ao mundo corporativo.

A importância da persistência, disciplina, foco na realização de sonhos e o apoio da “equipe” família foram os pontos destacados em sua palestra. Pontes falou sobre a definição de metas, tomadas de decisões e alinhamento de atividades com interesses pessoais.

Além disso, o astronauta falou da importância das responsabilidades sem comprometer a qualidade de vida, com a otimização do tempo para aumentar a produtividade.

“Quando a minha vida estava muito estabilizada, eu percebia que precisava estudar mais. Quando disse que queria estudar no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) as pessoas se espantavam e eu dizia - ‘eu devo ter cara de burro’ para esse espanto! Na década de 90 eu ‘criei essa oportunidade’: prestei vestibular, me tornei engenheiro aeronáutico pelo ITA, depois de pesquisar muito o mercado. Eu vi que no CTA (Centro Técnico de Aeronáutica) só existia pilotos de testes ou engenheiros aeronáuticos, mas não as duas coisas. Então, após concluir o curso, me tornei o primeiro piloto de testes de aviões e engenheiro”, explica Pontes.

Marcos Pontes foi também o primeiro astronauta de língua portuguesa e o primeiro astronauta profissional de nacionalidade única de um país do Hemisfério Sul do Planeta. Ele destacou em vários momentos de sua palestra a importância de confiar nas pessoas e de ‘honrar os pais’. Marcos passou 10 dias na Estação Espacial Internacional em 2006.

“Ser astronauta é uma boa lição de confiança e humildade. Exige que a gente confie nas pessoas 100%, ninguém é mais importante que o outro em uma missão. A gente repensa muita a vida enquanto está no espaço. Eu tive a chance de voltar ao Brasil e agradecer o meu pai, Seo Virgilio, dizer o quanto eu o amava. Três meses depois do voo ele faleceu, foi interessante que durante a missão ele disse que estava esperando eu voltar pra encontrar a minha mãe, que já tinha falecido anos atrás”.

Além de sua carreira política, Marcos Pontes é autor de livros como "Missão Cumprida" e "O Menino no Espaço", nos quais compartilha suas experiências e aprendizados ao longo de sua trajetória.

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizar site dos clubes